sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Caríssimos amigos: Preocupados com trabalho, escola e tantas outras atividades, os segundos vão passando por nós sem que percebamos o que há de melhor... a alegria, a família, em resumo a vida,,,,

Tomando como referência a frase de uma música bastante conhecida em nosso meio, reflitamos juntos:
      "Nada do que foi será, de novo do jeito que já foi um dia, tudo passa tudo sempre passará..." Todos os momentos vividos em nossa vida são passageiros - a felicidade dá lugar à tristeza; esta à solidão- e assim os sentimentos vão e voltam para a nossa vida sem nos perguntar se os aceitamos ou não! Porém uma coisa é certa, eles nuncam voltam do mesmo modo.
      O que me preocupa é se temos vivido bem esses momentos, ainda que sejam dolorosos... em outras palavras: temos tirado lições e amadurecido mais, ou deixamos que eles passem por nós sem que os aproveitemos.
      Dizia eu no ínicio que as coisas passam despercebidas por nós, pois as preocupações diárias nos impedem de vivenciá-las. E está é uma realidade que não está distante de você nem de mim.
      MAS O QUE FAZER PARA REVERTER ESSA SITUAÇÃO?
      A resposta à essa pergunta encontramos quando olhamos para dentro do nosso eu. Quando fizermos isso perceberemos que precisamos AMAR mais aqueles que estão próximos de nós, pois possívelmente não estarão conosco no futuro... Veremos também que nem tudo na vida limita-se a OBRIGAÇÕES DIÁRIAS, pois temos necessidades de um abraço, de desejar e receber um bom dia e um bom aperto de mão,  temos ainda necessidade de sorrir... e tudo isso fica mais saboroso quando deixa de ser um obrigação e passa a ser um gesto de amor sincero ao outro e ao meu eu... veremos também que a VIDA É UMA DÁDIVA PRECISOSA que precisa ser aproveitada com muito amor e respeito....
      Por isso nos esforcemos para não cometer mais a ingenuidade de ficar de braços cruzados enquanto o tempo passa em nosso meio...
POR OUTRO LADO EXISTE EM NOSSA VIDA ALGO QUE NÃO PASSA... VOCÊ SABE O QUE É?
      Tente me responder e no próximo texto darei minha resposta....
Abraços: Gleyson  

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Papa alerta para risco de viver como se Deus não existisse

Bento XVI falou sobre a Beata Angela de Foligno na Catequese desta quarta-feira, 13. A reflexão do Santo Padre faz parte do ciclo de Catequeses sobre grandes mulheres da Idade Média.





"O encontro com o Cristo Crucificado desperta a alma para a presença de Deus, para o fato de que somente com Deus a vida torna-se verdadeiramente vida. [...] E assim fala a nós a Beata Angela. Hoje corremos todos o perigo de viver como se Deus não existisse: parece tão distante da vida hodierna. Mas Deus tem mil maneiras, para cada um dos seus, de fazer-se presente na alma, de mostrar que existe e me conhece e me ama", indicou o Bispo de Roma aos mais de 40 mil fiéis reunidos na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Angela nasceu em 1248, no século XIII, e "foi introduzida rapidamente nos ambientes mundanos da cidade de Foligno", disse o Papa. Sua conversão começou em 1285, quando fez uma Confissão geral de todos os seus pecados.

A penitência, a humildade e as tribulações foram os meios necessários para o processo de conversão de Angela. Suas experiência místicas foram recolhidas pelo Frade Confessor n'O Livro da Beata Angela de Foligno.
"Angela sente o dever de dar algo a Deus para reparar os seus pecados, mas, lentamente, compreende que não tem nada a dar-Lhe, além de 'ser nula' diante d'Ele; compreende que não será a sua vontade que vai alcançar o amor de Deus, porque essa pode dar-Lhe somente o seu 'nada', o 'não amor'", afirmou o Papa. E complementou:

"E eis que, no seu caminho místico, Angela compreende de modo profundo a realidade central: isto é, que o que a salvará da sua 'indignidade' e do 'merecer o inferno' não será a sua 'união com Deus' e o seu possuir a 'verdade', mas Jesus crucificado, 'a sua crucificação por mim', o seu amor".

Nesse sentido, o Pontífice ressalta que a maturidade da conversão de Angela apenas acontece quando o perdão de Deus aparece à sua alma como o dom gratuito de amor do Pai, fonte de amor: "Não há ninguém que possa apresentar desculpas – ela afirma –, porque qualquer pessoa pode amar a Deus, e ele não chama a alma se não a quer bem, porque ele a ama e é o seu amor", citou Bento XVI.

"Rezemos para que o Senhor nos torne atentos aos sinais da sua presença, para que nos ensine a viver realmente", concluiu.

Na saudação aos fiéis de língua espanhola, o Papa reafirmou sua proximidade aos mineiros que estão sendo resgatados no Chile:

"Que a Beata Angela de Foligno ajude-nos a compreender que a verdadeira felicidade consiste na amizade com Cristo, crucificado por nosso amor. À sua divina bondade sigo encomendando com esperança aos mineiros da região do Atacama, no Chile"