sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Gabriel Chalita... ressalta a importância da Educação!!!



  “É a primeira vez que ocupo esta tribuna. Agradeço a Deus o privilégio de estar aqui e  a generosidade do povo de São Paulo. Quero aproveitar esta reflexão,  no que estamos discutindo, falando da Olimpíada, de esporte,  da geração de uma juventude mais saudável, para  tratar de um tema que é essencial para que, de fato, consigamos cumprir o que diz o  polo nuclear da Constituição de 1988, referente ao princípio da dignidade da pessoa. Nenhum país consegue ser digno se não educar com excelência e qualidade seus filhos.

  Fiquei profundamente feliz ao assistir ao pronunciamento da presidente Dilma nesta Casa, chamando os professores de ‘autoridades da educação’. O caminho para se construir um país  saudável, democrático, é valorizar esses professores e essas professoras. É fazer com que, de fato, realize-se um sonho antigo nosso; se nós relembrarmos a nossa história, lá na Bahia, em 1940, um jovem, chamado Anísio Teixeira, construiu a primeira escola de tempo integral do Brasil. O sonho daquele educador impulsionou a educação de países como o Chile, a  Coreia. E nós ainda nos envergonhamos da educação que temos. Nós ainda não conseguimos formar o ser humano na escola com sua integralidade, racional, emocional, social.

  É por isso que  o tema da educação precisa empolgar a sociedade brasileira, o Congresso Nacional. Neste ano, vamos discutir o Plano Nacional de Educação e temos  a triste notícia de que há milhares de crianças esperando vagas em creches, de que há professores que não têm uma formação adequada, de que há um distanciamento dos pais na relação educacional de seus filhos. Se nós quisermos um país, de fato, justo, precisaremos construir  uma educação muito mais saudável, muito mais responsável. Acho que este é o nosso sonho.

  Esporte, diminuição da violência, tecnologia, geração de empregos, saúde, tudo isso nasce na educação. A utopia está ligada à educação. Há um pensador chamado Francis Bacon, um dos pensadores chamados utópicos, que, em sua obra Nova Atlântida, descrevia uma casa, chamada Casa de Salomão, no centro da Ilha da Utopia. Dizia Francis Bacon que aquela ilha só seria saudável, só seria  livre, quando todas as pessoas tivessem acesso ao conhecimento daquela casa. Somos  um país que conseguiu diminuir a pobreza, mas a nossa autonomia e a nossa liberdade só serão  realmente alcançadas com a educação, e a alma dessa liberdade e dessa autonomia está no professor.”